sábado, janeiro 09, 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DO HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Inicialmente em 2003 foi desenvolvida a primeira proposta de adaptação do Handebol convencional para a prática de pessoas com deficiências, sendo desenvolvida na UNICAMP (ITANI, ARAÚJO e ALMEIDA, 2004) pelos professores Daniela Eiko Itani, Paulo Ferreira de Araujo e Jose Julio Gavião de Almeida. Estes autores desenvolveram o primeiro estudo sobre as possibilidades de adaptação do Handebol para a pratica por parte das pessoas com Deficiência.

No ano de 2005 foi realizada por docentes da Universidade Paranaense – UNIPAR/TOLEDO/PR (Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato) a adaptação do Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), para a prática por pessoas com Deficiência Física, (CALEGARI, GORLA e CARMINATO, 2005).

Desde então a modalidade vem crescendo bastante e alguns estudos têm sido realizados para fornecer base científica a este crescimento, dentre os quais podemos citar: Costa e Silva et. al. (2007), Calegari et. al (2007), e Calegari et. al. (2008).

O HCR é um esporte muito parecido com sua versão convencional, sendo que a principal adaptação é a redução da trave através de uma placa para dar possibilidades de defesa aos goleiros, ficando com a altura de 1,60 cm para que o jogador em sua cadeira alcance o travessão, sendo assim possa efetuar as defesas sem desvantagens (CALEGARI, GORLA e CARMINATO, 2005).

Divide-se em duas modalidades o HCR 4 (que adapta o Handebol em Areia para a pratica em quadra) e HCR 7 (que adapta as regras do handebol de salão para 7 jogadores).

De acordo com à classificação funcional o HCR 4 permite um total de 14 pontos em quadra, enquanto o HCR 7 permite apenas 16 pontos, enfatizando a inclusão de deficientes mais comprometidos no aspecto motor (CALEGARI, et. al. no prelo).

O HCR tem crescido muito no Brasil, pelo empenho de seus criadores e dos entusiastas pelo esporte, atualmente no Brasil existem cerca de 12 equipes, a maior quantidade se localiza no estado do Paraná, onde foi criada a modalidade.

Atualmente já podem ser observados os diversos campeonatos estaduais e também e nacionais, o HCR já conta com uma seleção Brasileira que já participou de um Desafio Internacional em Santiago do Chile em Dezembro de 2009, e está se objetivando a organizar neste ano o primeiro Campeonato Sul-americano e Mundial de HCR, através da difusão do HCR, outros pais tem demonstrado interesse pela modalidade, como: Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha entre outros, dado esse interesse pela conquista da participação do HCR nas paraolimpíadas do Rio em 2016 em caráter de apresentação, pelo fato de toda modalidade que tem o objetivo de se tornar Paraolímpica, primeiramente tem que ser demonstrada em uma apresentação no evento.

6   Comentários:

DougHand disse...

Olá,
gostei muito do seu blog, principalmente desta matéria.
Criei a poucos dias um blog e lá estou postando tudo relacionado ao handebol.
Estava criando uma matéria sobre handebol adaptado e tomei como base seu blog.
Vou passar meu contato, se for da sua vontade, gostaria que me mandasse alguns artigos relacionados a essa parte, pois é uma área de meu interesse.
desde já agradeço.
e-mail: doug_ufjf@hotmail.com

Unknown disse...

Obrigado me ajudou no meu trabalho da escola

Anônimo disse...

poderia dar mais informações

Unknown disse...

Olá vou apresentar um seminário na faculdade preciso do seu artigo se vc poder me ceder

Unknown disse...

Sim

Anônimo disse...

Oi AMIGOS