sábado, janeiro 09, 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DO HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Inicialmente em 2003 foi desenvolvida a primeira proposta de adaptação do Handebol convencional para a prática de pessoas com deficiências, sendo desenvolvida na UNICAMP (ITANI, ARAÚJO e ALMEIDA, 2004) pelos professores Daniela Eiko Itani, Paulo Ferreira de Araujo e Jose Julio Gavião de Almeida. Estes autores desenvolveram o primeiro estudo sobre as possibilidades de adaptação do Handebol para a pratica por parte das pessoas com Deficiência.

No ano de 2005 foi realizada por docentes da Universidade Paranaense – UNIPAR/TOLEDO/PR (Décio Roberto Calegari, José Irineu Gorla e Ricardo Alexandre Carminato) a adaptação do Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), para a prática por pessoas com Deficiência Física, (CALEGARI, GORLA e CARMINATO, 2005).

Desde então a modalidade vem crescendo bastante e alguns estudos têm sido realizados para fornecer base científica a este crescimento, dentre os quais podemos citar: Costa e Silva et. al. (2007), Calegari et. al (2007), e Calegari et. al. (2008).

O HCR é um esporte muito parecido com sua versão convencional, sendo que a principal adaptação é a redução da trave através de uma placa para dar possibilidades de defesa aos goleiros, ficando com a altura de 1,60 cm para que o jogador em sua cadeira alcance o travessão, sendo assim possa efetuar as defesas sem desvantagens (CALEGARI, GORLA e CARMINATO, 2005).

Divide-se em duas modalidades o HCR 4 (que adapta o Handebol em Areia para a pratica em quadra) e HCR 7 (que adapta as regras do handebol de salão para 7 jogadores).

De acordo com à classificação funcional o HCR 4 permite um total de 14 pontos em quadra, enquanto o HCR 7 permite apenas 16 pontos, enfatizando a inclusão de deficientes mais comprometidos no aspecto motor (CALEGARI, et. al. no prelo).

O HCR tem crescido muito no Brasil, pelo empenho de seus criadores e dos entusiastas pelo esporte, atualmente no Brasil existem cerca de 12 equipes, a maior quantidade se localiza no estado do Paraná, onde foi criada a modalidade.

Atualmente já podem ser observados os diversos campeonatos estaduais e também e nacionais, o HCR já conta com uma seleção Brasileira que já participou de um Desafio Internacional em Santiago do Chile em Dezembro de 2009, e está se objetivando a organizar neste ano o primeiro Campeonato Sul-americano e Mundial de HCR, através da difusão do HCR, outros pais tem demonstrado interesse pela modalidade, como: Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha entre outros, dado esse interesse pela conquista da participação do HCR nas paraolimpíadas do Rio em 2016 em caráter de apresentação, pelo fato de toda modalidade que tem o objetivo de se tornar Paraolímpica, primeiramente tem que ser demonstrada em uma apresentação no evento.

1   Comentários:

DougHand disse...

Olá,
gostei muito do seu blog, principalmente desta matéria.
Criei a poucos dias um blog e lá estou postando tudo relacionado ao handebol.
Estava criando uma matéria sobre handebol adaptado e tomei como base seu blog.
Vou passar meu contato, se for da sua vontade, gostaria que me mandasse alguns artigos relacionados a essa parte, pois é uma área de meu interesse.
desde já agradeço.
e-mail: doug_ufjf@hotmail.com